Revista POSTO 68, todo nosso apoio.
Hoje nosso artigo vai tratar de uma iniciativa muito massa, a Revista Posto 68!!!! A iniciativa é de estudantes do instituto que nos formamos (Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP/São Carlos), de formar uma revista que se proponha a debater cidade e o papel do arquiteto e urbanista dentro dela, além de como nós cidadãos podemos entender algumas questões que nos afetam no dia a dia decorrente da formação de nossas cidades, e tem sido elaborada com muita dedicação! São iniciativas como essa que nos colocam para questionar e pensar soluções melhores para nossa realidade, e avançar como sociedade/coletivo. Ainda mais no momento em que vivemos, questionarmos é um primeiro caminho para conseguirmos ter criatividade e força para mudar a realidade. Por isso, queremos deixar registrado todo o nosso apoio e colaboração para que essa iniciativa tenha vida longa!!
A revista, além de trazer questionamentos e apontamentos muito importantes, construída de uma perspectiva latino americana e brasileira do processo das cidades e sociedade, tem uma identidade visual linda, ótima diagramação e é muito didática, o que torna a leitura ainda mais prazerosa (abaixo uma foto de uma das páginas da revista).
Eles já produziram uma primeira edição e queremos destacar um trecho da edição piloto, o qual nos tocou muito em particular, A queda do muro, principalmente sobre a questão da utopia. Ali eles abordam uma noção muito importante para nós, que é sobre como a utopia nos leva a lugares antes impensáveis: “a utopia é um constante recriar, constante reavaliação e atualização das demandas sociais e políticas para o agora e para o futuro”. Ao nosso ver, essa é uma forma muito legal de nos colocar diariamente, essa noção de que o equilíbrio não é estático, muito pelo contrário, é uma constante avaliação. Em nossa análise, esse criar e recriar é essencial para a prática arquitetônica, primeiro por ela ser ancorada nos meios físicos e palpáveis. Ela se executa a partir dos recursos possíveis, portanto, trata de demandas internas e exógenas, que se alteram o tempo inteiro. Depois porque projeta os sonhos e ambições de pessoas, está completamente imbricada com a forma de viver e cultura de cada morador (“demandas sociais e políticas”). É uma discussão bem legal e que vai longee haahaha.
Leiam os outros textos também, tem muuuita coisa interessante, e vamos conversando sobre… Os assuntos são bem legais e abrem um campo enorme para discutirmos! Como é uma revista nova, e possuem questionamentos importantes, (que nem sempre são incentivados) eles precisam de apoiadores para continuarem produzindo esse trabalho maravilhoso e trazendo ainda mais reflexões para o campo do debate, por isso, vamos deixar aqui o link para vocês olharem a revista virtual e o link para quem gostou do trabalho e quiser/puder colaborar mais, agora eles tem uma plataforma o Apoia-se, e você pode fazer contribuições a partir de R$2,00.
https://issuu.com/revistaposto68/docs/issuu
https://www.apoia.se/posto68
Seguimos em constante construção! boa semana a todos!!!