Varanda integrada, ter ou não ter?
Moradores de apartamentos, esse artigo é para vocês!! Varanda integrada é um sonho para muitos, e tem sido uma estratégia que muito boa para ampliar o espaço do apartamento, mas atenção: cada caso é único, e se quiser integrar a varanda do seu apartamento contrate um profissional para analisar todas as questões e ver se essa é realmente a melhor solução para você. Mas vamos contar algumas questões importantes de se pensar antes de tomar essa decisão, vamos lá!
Primeiro ponto: para integrar a sacada precisamos fazer todo o fechamento externo dela e, para isso, é preciso verificar com o condomínio se é permitido. Esse fechamento mesmo que seja realizado com blindex (folha de vidro) é considerado uma alteração de fachada. Portanto, deve-se verificar a viabilidade com o edifício, assim como a alteração das cores externas nas paredes da sua varanda. Para integrar tudo, a tentação é pintar essa parte com a mesma paleta de cores que temos dentro do apartamento, mas também deve-se verificar se é possível. Confirme essas questões antes de fazer todos os planos para realizar o seu sonho.
Segundo ponto: é uma escolha muito pessoal que depende da sua relação com a casa, se você gosta de estar nesse espaço aberto para relaxar ou mesmo mudar um pouquinho de ambiente na casa, talvez essa não seja a melhor opção para você, mas se não utiliza tanto a varanda e sente que precisa de mais espaço útil na sala essa é com certeza uma ótima opção. Pense no que combina com o seu estilo de vida.
Terceiro ponto: varandas com churrasqueira! Aqui temos que parar para pensar mais um pouquinho, você utiliza muito a churrasqueira? Recebe muitas pessoas e gostaria de um espaço maior? Uma das questões mais importantes nesse caso é o cheiro e a fumaça, ao integrarmos temos que lembrar que o churrasco vai tomar conta da casa, mas essa é uma questão que vai depender do seu estilo de vida e como realmente quer usar esse espaço. Existem algumas soluções que melhoram a questão da fumaça que um dia podemos abordar mais especificamente. Podemos ter uma varanda integrada visualmente mas sem estar totalmente aberta? Podemos siiimmm!
Quarto e último ponto de hoje: agora são as questões técnicas… chegou a hora de chamar um profissional, como vai ser o fechamento e o desenho das esquadrias, cortinas ou persianas, nivelamento de piso, carga máxima que podemos colocar sob a varanda, refrigeração do ambiente, desenho de um novo layout para os espaços. Diversas questões para você pensar e se divertir com seu espaço aí e que o arquiteto pensa juntinho com você para realizar esse sonho!! Beijinhos 🙂