Como escolher sua tinta?
VOLTANDO PARA NOSSO CASULO CONVERSA, EEEEEE!!! Sentimos falta de conversar aqui, porém às vezes não conseguimos fazer tudo da vida, e tivemos que escolher. Bom dito isso, bora falar de pintura!!
Primeira coisa que é importante pensar é o substrato, a superfície que você vai pintar. Se for metal, plástico, parede, forro de gesso, azulejo… cada um pede um tipo de tinta específico. No caso de paredes, vale conferir se ela está limpa, às vezes vale consertar algumas imperfeições com massa corrida, lixar, limpar antes de começar a pintar.
Já queremos dar uma dica logo de cara, se sua parede tiver gesso na composição, ou se o pedreiro tiver feito algum conserto com gesso, atenção! Sempre passe um selador, um fundo preparador, porque pode dar manchas!! Vamos colocar uma foto de um projeto nosso para vocês verem e não esquecerem haha
Caso tenha dúvidas específicas, procure um profissional de loja de tintas antes de começar (evita gastos desnecessários).
Alguns dos tipos de tinta:
- látex
- Base de água, portanto utilizada em ambientes secos e internos. Tem acabamento fosco e sua secagem é bem rápida. Pouca resistência ao sol e água
- acrílica
- Impermeável, boa para ambientes externos e áreas molhadas, pois pode ser lavada.
- epóxi
- Utilizada para pintar metais e azulejos, boa para ambientes como cozinha e banheiros e também utilizada em pisos de locais com muito tráfego.
- esmalte sintético
- Pode ser fosca ou acetinada, cobre superfícies como ferro, madeira. Normalmente é um pouco mais cara e tem um cheiro bem forte. Demora mais para secar. Não é utilizada em paredes.
- tinta a óleo durável e lavável.
- Pode ser usada em ambiente interno e externo
Depois de escolhida a tinta é importante pensar qual ferramenta você vai utilizar para pintar, pincel, rolinho ou máquinas. Essas maquininhas auxiliam muito, se você quiser investir um pouquinho mais para diminuir o trabalho. Se for uma tinta como a epóxi, ela pede que seja um rolo específico, não se esqueça disso!
Acabamentos:
São infinitas as possibilidades. Vamos começar pelo brilho, sua tinta pode ser fosca, semi brilhante e acetinada/brilhante. Isso vai muito de gosto. Mas se você tem uma parede com bastante imperfeições e quer disfarçar, indicamos que não opte pelas brilhantes, na nossa opinião aparece mais!
Outra questão legal a se avaliar é se você é uma pessoa que gosta de lavar as paredes, passar bastante pano úmido. Quem tem criança que estão sempre escalando as paredes haha, animais de estimação que acabam sujando mais… existem hoje tintas laváveis, que são ótimas soluções para isso.
Agora a parte mais legal… CORES! Cada marca tem suas variações e possibilidades, é importante fazer testes, porque as cores alteram bastante na parede e dependendo da luminosidade do ambiente. Sempre faça testes grandes, de 1x1m já na parede que será pintada.
Se você quiser economizar, nossa dica é escolher entre as cores prontas de cada marca, já existem algumas opções bem legais. É isso pessoal, se jogueeem!!!