www.casuloarquitetura.com
Casas com menos impacto ambiental

Casas com menos impacto ambiental

Casas com menos impacto ambiental


Sabemos que a forma como consumimos e também desperdiçamos objetos, materiais, comida, água, não é sustentável para vivermos no planeta por muito tempo. Precisamos reinventar maneiras de consumir de modo mais consciente e pensando no nosso futuro e no futuro do planeta. E isso diz respeito sobre construção civil também. O desperdício gerado em obra ou por erro ou por não ter um projeto (como na maioria dos casos no Brasil) é enorme, e devemos repensar a construção mais sustentável desde antes dela começar, ou seja, no projeto. É no projeto que muitos erros são previstos e evitados, evitando também o desperdício de trabalho e material.

Sim, para conseguirmos projetos com menos impactos devemos ampliar o acesso para todos de projetos de qualidade, que além de trazer segurança para a construção, traz menos desperdício e consequentemente um menor custo da obra. Com um bom projeto você tem: menos erros em obra, maior planejamento, portanto menor tempo de obra, possibilidade de utilização de materiais mais tecnológicos que diminuem e muito o desperdício de material. Um exemplo é o steel frame¹, trata-se de uma técnica construtiva em aço galvanizado, em que todo o material já é produzido previamente em fábrica, e as peças chegam prontas em obra apenas para serem montadas, como um “lego”, sem desperdícios.

Com um bom projeto também conseguimos prever uma melhor iluminação e ventilação da casa, o que pode reduzir em muito o gasto de energia por lâmpadas e até mesmo por ar condicionado. Com um simples posicionamento de portas e janelas a temperatura da casa pode mudar totalmente. Até mesmo a saúde da família pode melhorar e muito por conta desse quesito. O arquiteto brasileiro Lelé² (João Filgueiras) dedicou muito do seu trabalho a iluminação e ventilação, e construiu muitos hospitais no Brasil apenas com ventilação natural.

Ainda, podemos prever tanto no projeto quanto financeiramente a instalação de energias renováveis e fontes reutilizáveis para a casa como: energia solar, aquecedor a gás, cisternas, entre outros. Que além de diminuírem o impacto causado na natureza reduzem, em longo prazo, os custos de vida dos funcionamento normal de uma casa.

Um bom projeto, além de trazer mais conforto e harmonia para a sua casa, deve ter como função pensar nestas questões também: causar o menor impacto e desperdício possível, que além de pensar no ambiente gera um menor custo de vida e de obra para os clientes.

¹ steel frame: técnica construtiva em aço galvanizado, com perfis pré moldados em fábrica, com obra rápida e limpa.

² Obras do arquiteto Lelé: https://www.archdaily.com.br/br/tag/lele

Deixe um comentário

Fale com o Casulo!