corona vírus
A pandemia de coronavírus vem se espalhando pelo mundo, e traz uma série de pensamentos e questões. A principal medida que os países vêm adotando é o isolamento social, principalmente para evitar o pico de pessoas infectadas que necessitam do sistema de saúde já fragilizado.
São inúmeros os reflexos da quarentena em todos os segmentos de nossas vidas, crise econômica, substancial diminuição da poluição nas cidades, redução dos custos com infraestrutura (já que agora os trabalhadores que podem têm adotado o home office-), aumento do acesso público e online à educação, uso de robôs e drones, etc.
Nós, enquanto arquitetas, temos que nos reinventar e pensar novas soluções para cidades que, se antes já tinham inúmeros problemas estruturais em sua constituição, agora entram em colapso. Na demanda por habitação, a tendência é aumentar o número de pessoas sem ter onde morar por não terem como pagar por uma casa própria ou aluguéis abusivos. Há muita coisa para ser discutida, e tem muita coisa permeando a nossa cabeça aqui no Casulo. Por isso, vamos conversar!! Escreve aqui pra gente, no coletivo podemos ter ideias e soluções incríveis!
Para ilustrar um pouco toda essa conversa, trazemos um exemplo de gente que está fazendo boa arquitetura por aí: o projeto HUB do escritório Studio Papaya e outros colaboradores. Eles elaboraram um projeto para atender a crise migratória que estava ocorrendo por conta da guerra na Síria, agora esse projeto se apresenta como uma possibilidade de atender a falta de leitos nos hospitais. Vale a pena conferir, achamos muito bom!!! Depois comenta aqui pra gente!! beijinhos e força a todos!
Outras bibliografias:
https://www.studiopapaya.com/abrigopararefugiados
https://caosplanejado.com/epidemias-o-ponto-fraco-de-grandes-cidades/
Podcast Arquicast #105 Arquitetos e Urbanistas contra o Coronavírus