www.casuloarquitetura.com
Eleições municipais em 2020 e as cidades?

Eleições municipais em 2020 e as cidades?

Eleições municipais em 2020 e as cidades?


As eleições municipais vão acontecer esse ano, claro, se a COVID 19 não atrapalhar os planos. E de acordo com o atual Plano Diretor de São Paulo, o Executivo deverá encaminhar uma proposta de revisão em 2021. Assim, o novo prefeito pode realizar mudanças na legislação, que também será feita de forma participativa, portanto essas alterações serão cruciais para o crescimento da cidade e impactarão no dia a dia dos cidadãos. 

Vamos começar do início. Plano Diretor é um conjunto de normas que organizam as prioridades do município para que ele ofereça qualidade de vida e cresça da melhor forma possível. É um documento que orienta a forma que o município deve se desenvolver. De acordo com o Estatuto da Cidade, todos os municípios com mais de 20 mil habitantes devem elaborar um Plano Diretor.

Dito isso, questões como adensamento, outorga onerosa (valor que é pago a fim de aumentar o potencial construtivo de novas construções),  criação de novos eixos comerciais, verticalização… São alguns dos pontos que são tratados no Plano e agora, serão revisados na cidade de São Paulo.

Especialmente pós pandemia, a questão de adensamento se torna mais em alta e muito se deve discutir e avançar sobre o assunto. O maior adensamento das cidades (mais pessoas morando por m²) junto com usos mistos (residências, comércios e serviços) diminui os tempos de deslocamentos na cidade – podemos discutir o uso desse tempo para melhorar a qualidade de vida das pessoas – principalmente em São Paulo, e também entender a mobilidade urbana é um ponto chave que deve ser alterado (quem não gosta de trânsito levanta a mão).

Na semana que conversamos com vocês sobre Direito à cidade, falamos sobre como ter mais pessoas nas ruas alteram nossa noção de segurança, é sobre todas essas questões que refletimos quando estamos  conversando sobre o Plano Diretor. Quando falamos de cidades adensadas, pensamos em diminuir a sobrecarga e custos de infraestrutura, entre elas, malhas de transporte público, saneamento e distribuição de energia. Menos áreas periféricas carentes de infraestrutura que nunca chegam. A questão é complexa, é muito mais do que ser adensada ou não, pois sabemos que pessoas de classes de renda mais baixas não têm oportunidade de morar em lugares bem servidos. Terrenos mais valorizados resultam em construções menos lucrativas para as construtoras, então, elas passam a buscar por áreas mais afastadas menos valorizadas ou em cidades vizinhas, no caso de São Paulo, a fim de realizar seus empreendimentos. Isso impacta muito na forma de viver dos cidadãos. Por isso, achamos tão fundamental a participação de um maior número de pessoas possíveis nessa discussão. Bora se informar e discutir essas questões? Com certeza juntos chegaremos em soluções melhores!!

ah! E como aqui não somos bobas nem nada, pensar sobre as eleições de 2020 é dever de todos ok? beijooos e boa semana 🙂

Deixe um comentário

Fale com o Casulo!