Primeiros passos antes de decorar um quarto
Venha ver algumas dicas essenciais para você conseguir deixar seu quarto harmônico e funcional
Quem ai não gosta de um quarto arrumadinho, com fácil acesso a cama, aos móveis, sem precisar ficar chutando ou tropeçando em nenhum elemento do quarto? (Quem nunca bateu um dedinho em uma quina hahaha). Vamos mostrar algumas dicas de como deixar seu espaço mais funcional e agradável.
A primeira dica é: escolha um cômodo com uma ótima iluminação e ventilação. Isso é fundamental para um local harmônico e saudável. O quarto é um espaço que passamos muitas horas do nosso dia, a circulação de ar e uma iluminação adequada é necessária para nos mantermos saudáveis. A melhor ventilação é a cruzada (porta e janela não estão de frente uma para outra) e que receba o sol da manhã (leste), assim seu quarto irá ventilar por inteiro e receber o melhor sol. E se lembre de abrir as janelas por pelo menos 2 horas ao dia (mesmo no inverno).
A segunda dica é: tire medidas. Antes de comprar qualquer móvel é necessário medir todo o local as alturas, larguras, comprimento e a localização de tomadas e pontos de luz também são muito importantes, afinal, não queremos gastar nosso dinheiro em algum objeto que não poderá ser usado por conta do tamanho.
Tiradas todas as medidas é hora de pensar nos móveis. Tente pensar em conjunto: o que quer x o que cabe. Mesmo que você não compre todos os móveis de uma vez, pensar neles em conjunto evita erros de medidas e acaba deixando o espaço mais harmônico. Por exemplo, se quiser encaixar uma cama maior no quarto, talvez o armário tenha que ser um pouco mais fino, ou perca o espaço de uma escrivaninha. Lembre-se o espaço entre os móveis deve ser de pelo menos 60 centímetros, para que possa circular tranquilamente no espaço.
E por último: pense bem no local onde a cama será localizada. Ela é a estrela principal do quarto, deve estar em um local privilegiado, ou seja, com boa iluminação e ventilação, e que tenha uma ótima circulação em seu entorno (sempre 60 centímetros de qualquer móvel). O ideal, principalmente se falarmos de cama de casal, é a cama não estar embaixo da janela nem encostada na parede, para não atrapalhar nem o acesso a janela nem a cama.
Depois de pensado esse layout básico pode se jogar na decoração que não tem erro. Só comprar os móveis respeitando as medidas do espaço e finalizar com a decoração que mais gostar.